Últimas Postagens
// Postado em :segunda-feira, 12 de outubro de 2020
Anotações da 2º aula de programação em Java...
Variáveis tem tudo haver com matemática, então quando você estudou álgebra você achou que não usaria isso, mas usaremos alguns conceitos em programação, em álgebra vc aprendeu que uma letra pode representar um numero por exemplo:
X + 2 = 7 (Qual o resultado?)
Resposta: X é igual à 5
Por que...
X = 7 - 2
X = 5
Podemos também utilizar palavras para representar números
- PI(π) = 3,14 ( O valor de PI nunca muda, sempre PI será 3,14 ou seja é uma Constante )
- velocidadeCarro = 120 ( A Velocidade do carro pode mudar entre 0 a 120km ou até mais, então ela é uma Variável )
O que é uma Variável?
- É uma área de memória associada a um nome, que pode armazenar valores de um determinado tipo. Cada variável guarda apenas um valor por vez, chamado valor atual.
Os tipos de variáveis e constantes:
String - textos ex: "Café", "Escola", "Guib's"
// String minhaVariavelString = "Guib's 10"; ( tudo que estiver dentro das aspas duplas será considerado como texto )
- Variáveis números inteiros:
byte - números ex: 1, 3, 20 de -128 até 127
// byte minhaVariavelByte = 20;
short - números ex: 1, 180, 900 de -32768 até 32767
// short minhaVariavelShort = 3200;
int - números ex: 1, 180 de -2147483648 até 2147483647
// int minhaVariavelInt = 380000;
long - números ex: 1, 500000 de -9223372036854775808 até -9223372036854775807
// long minhaVariavelLong = 10000000000L; ( No caso do Long você deve por o L em maiúsculo no final pra definir o tipo long )
- Variáveis números com precisão decimal:
( Na linguagem de programação não se usa a virgula e sim o Ponto para números )
float - números decimais ex: 1.2535 / Precisão de 7 casas após o ponto
// float preco = 2.123456f; ( Assim como o Long colocamos uma letra no final para definir o tipo neste caso é o f em minúsculo )
double - números decimais ex: 1.2535 / Precisão de 15 a 16 casas após o ponto varia de acordo com o numero
// double preco = 2.123456789123456;
- Variáveis de estados:
boolean - valores booleanos - true / false
// boolean minhaVariavelBoolean = false; (será mostrado que o valor é falso)
ou
// boolean minhaVariavelBoolean = true; (será mostrado que o valor é verdadeiro)
Ex:
Você pode imaginar que as variáveis são como “caixas” destinadas a guardar algo mutável ao longo do tempo.
Pense em uma aplicação que trabalha com a idade dos usuários cadastrados.
Cada um colocará um número inteiro diferente, certo?
Portanto a variável seria a Idade (caixa), e o conteúdo seria do tipo inteiro.
Como definir uma Constante:
- Ao colocar final ao inicio da variável ela se torna uma constante, pois com isso impossibilita que seja alterado o valor ou o dado. É uma boa pratica escrever as constantes com letras maiúsculas para ficar melhor de identifica-las.
Ex de código:
01 public class Teste {
02 public static void main (String[ ] args) {
03
04 final int NUMERO = 10; // A variável do tipo inteiro com o nome de NUMERO foi definida como Constante
05 NUMERO = 8; // o valor da Variável que antes era 10 foi alterado para 8
06 System.out.println ( NUMERO ); // Server para mostrar o resultado de NUMERO no console
07
08 }
09 }
10
- Ao invés de mostrar o resultado da constante, apareceria no console um erro referente a linha 05, pois a variável numero foi definido na linha 04 como uma constante, e não pode ser alterado, que é o que acontece na linha 05.
A forma de definir uma variável como constante se aplica a cada um dos tipos listados a cima.
- Voltar ao Inicio »
- Algoritmo , Constantes , Java , Linguagem de programação , Programar , Variáveis »
- Variáveis e Constantes na programação
